Com quem queremos parecer

Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo, graça e paz a vós outros.

Damos, sempre, graças a Deus por todos vós, mencionando-vos em nossas orações e, sem cessar, recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, reconhecendo, irmãos, amados de Deus, a vossa eleição, porque o nosso evangelho não chegou até vós tão-somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Espírito Santo e em plena convicção, assim como sabeis ter sido o nosso procedimento entre vós e por amor de vós.

 

1 Tessalonicenses 1:2-5

Sempre fui uma pessoa que procurava ver uma pessoa bem sucedida no que fazia e tentava seguir os passos dessa pessoa. Tem gente que diz que isso é ter ídolos, então eu sempre tive alguns ídolos. Por isso que eu vejo que muitas vezes entrei em ciladas que não precisava ter entrado, tive que enfrentar problemas que não precisaria ter enfrentado.

Nós, nessa existência, não temos a revelação de tamanha complexidade que envolve a nossa vida na Terra, de tudo que envolve o plano material e espiritual no qual vivemos, mas é certo que na eternidade vamos entender muitas coisas que temos de passar por essa vida, em tantos vales da sombra da morte que atravessamos veremos, que em todos eles, o nosso General não nos manda para esse vale sozinhos, mas vai e entra nele junto com agente, mesmo que na maioria das vezes nós tentamos negar isso.

Na passagem acima vemos como funcionam as coisas no Reino de Deus, é uma fórmula simples, exatamente o contrario da fórmula mundana e falida do sistema da sociedade, como o próprio Senhor Jesus ensinou aos discípulos: “Antes o maior dentre vós seja aquele que serve…” (cf. Mateus 20:26). É isso o que faz a diferença na nossa vida. Se formos guiados por pessoas, líderes, que não têm a presença do Deus vivo dentro deles, mas que o deus deles é morto, então estaremos em grandes apuros, seremos manipulados para dar valor somente ao que pode nos dar retorno financeiro, e de preferência no menor período de tempo possível. Veremos em pouco tempo os nossos sonhos escaparem pelas nossas mãos, sem podermos fazer nada.

Novamente é o amado Mestre que nos mostra como agir quando nos vemos numa situação sem saída como essa: “Assim como quereis que os homens vos façam, assim procedei também com eles…” (cf. Mateus 7:11). Quando começarmos a viver um amor parecido com o que Jesus tem por nós, então começaremos a provar da verdadeira graça que só Deus pode derramar sobre nossas vidas. Quando fizermos uma coisa para uma pessoa, sabendo que é irrelevante receber um “muito obrigado”, pois bem no fundo sabemos a quem estamos servindo, e que Esse nunca deixa passar essas coisas despercebidas. É nessa hora que começamos a viver, essa “abnegação do nosso amor” como disseram os apóstolos no texto base dessa mensagem. Pois para fazer isso, temos de estar firmados e arraigados na fé verdadeira, onde não existe amor não correspondido, pois quando amamos uma pessoa, como disse antes, é irrelevante receber de volta o amor do plano horizontal, a recompensa vem do Alto, daquele que era e que é, e que permanecerá para sempre, do Rei dos reis e Senhor dos senhores.

Para podermos, mais do que falar, viver isso tudo, temos que estar cientes que os sete olhos do Senhor percorrem toda a Terra e vêem tudo que se passa por aqui (Zacarias 4:10), é uma ferramenta infinitamente superior ao que chamamos de “Google”, pois ao invés de procurar na internet, ele vasculha e sonda os nossos corações para poder discernir entre alma e o espírito, entre os pensamentos e as verdadeiras intenções do nosso coração (Hebreus 4:12).

É isso que começa acontecer quando desbancamos os ídolos vazios do nosso coração, quando paramos de olhar para pessoas que somente fazem besteiras e que fazem muitos pensarem: aquela pessoa faz coisas muito piores do que eu e está numa boa, então para que eu vou me consertar?

Temos que dar um basta em tudo isso e fazer como diz a Escritura: Examine o homem a si mesmo (1 Corintios 11:28). A Bíblia não ensina olharmos para o outro e dizermos, bom eu não sou tão ruim quanto ele, ou ainda: sou bem melhor do que ele, mas sim, examine o homem a si mesmo, pois se o nosso coração nos condena, maior é Deus que o nosso coração       (1 João 3:20). Por isso é tão saudável olhar para pessoas que se envolvem com Deus, que buscam renovar o seu caráter a cada dia, que querem mais, provar mais da Graça que só Ele pode derramar, e quando começamos a ver isso e a fazer isso, vemos que podemos reclamar numa delegacia que não vai mandar nossa petição para uma pilha de papéis que muitas vezes nunca serão julgados, mas que o nosso Advogado é fiel, e que temos um justo Juiz para nos amparar em todas as situações, que não importa as circunstâncias, se não desfalecermos, aquilo que plantarmos, também ceifaremos (Gálatas 6:9).

Quando eu tive a oportunidade de ler o livro de 1 Tessalonicenses inteiro, o Espírito Santo falou comigo: Viu filho, esse é um exemplo de com quem você pode parecer, essa igreja, apesar das inúmeras perseguições, tinha uma fama que percorria toda a Terra, pela firmeza da fé deles, e o texto também mostra de onde vinha isso:

Porque o nosso evangelho não chegou até vós tão-somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Espírito Santo e em plena convicção, assim como sabeis ter sido o nosso procedimento entre vós e por amor de vós.

(1 Tessalonicenses 1:5).

 

Eles tiveram líderes que não simplesmente falavam, mas que viviam aquilo que acreditavam, e no fim a recompensa desses líderes não vem na forma de ouro ou prata, mas na certeza que aqueles a quem eles ensinaram, entenderam a mensagem e se comprometeram com Aquele o qual os tinha chamado para fazer isso, aquela igreja aprendeu a beber da mesma fonte que os apóstolos bebiam, Jesus, por isso foram bem sucedidos. Não firmaram a fé deles numa doutrina vazia, sem fundamento, mas no evangelho de Jesus Cristo que é poder de Deus para nossa salvação (1 Corintios 1:18).

Então você pode me dizer: Mas eu não conheço ninguém assim, ninguém que queira seguir por este caminho, que é estreito.

Olhe para as Escrituras, que, desde Abraão até o Apocalipse, temos histórias recheadas de gente que provou desse poder, que transcendeu a mente humana e sentiu o gosto de viver os sonhos de Deus nessa terra. Histórias que são muito mais interessantes do que qualquer novela ou filme que Hollywood tenha inventado, onde Deus mostra que quando o inimigo cerca com um exército no vale, o Espírito abre nossos olhos para podermos ver os cavalos e carros de fogo Daquele que luta por nós, e que mais são os que estão conosco do que os que estão com eles (2 Reis 6:11-17).

A minha oração é para que os que lêem esse texto possam escolher seguir esse caminho de vida e não de morte, que são tantos, para que provem do mesmo amor, da mesma segurança, da mesma certeza que esse povo da igreja dos Tessalonissenses provou enquanto esteve aqui, e vai continuar desfrutando durante toda a eternidade.

Ministério Salmo 40

www.salmo40.com.br 

 

Esperei confiantemente pelo Senhor; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos. E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no Senhor.

(Salmo 40:1-3)

Anúncios

Publicado em 26/10/2009, em Cura Interior e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: